Concierge Service: Buenos Aires


Um roteiro básico por esta cidade sul americana, com ar de europeia, precisa acompanhar os poucos dias incluídos nos pacotes normalmente vendidos no Brasil. Atualmente são diversas as companhias aéreas que ligam São Paulo a Buenos Aires em voos diretos. Temos a Qatar Airways (considerada uma das melhores do mundo), a Turkish Airlines, a TAM, a Gol e a Aerolineas Argentinas. Estas são as que eu me lembro no momento.

Se seu voo chegar de manhã, recomendo já comprar um city tour, desses tradicionais. Pode parecer programa de turista, mas vale para se ter uma noção geral da cidade. Depois disso você poderá voltar aos locais mais interessantes.

Estando a trabalho ou a lazer, sugerimos fazer um passeio pela área central, já é o suficiente para sentir a atmosfera local. Começamos nosso tour a pé a partir da Praça do Congresso, para onde nos deslocamos de taxi, em menos de 8 minutos, a partir do bairro de San Telmo, onde nos hospedamos. De lá, caminhamos pela Avenida de Mayo, até o Palácio Barolo, construído como um santuário para o poeta Dante Alighieri, em um mix de arquitetura gótica veneziana e a arquitetura indiana. Vale a pena checar!

Aliás, a arquitetura do centro de Buenos Aires precisa ser apreciada, há bastante influência do estilo clássico francês, do romano e do colonial. Tais características são encontradas nas inúmeras colunas, cúpulas e torres em edificações diversas.

Continuando na Av de Mayo chegaremos à Plaza de Mayo. Aqui podemos observar a bela Catedral Metropolitana, onde estão os restos mortais de San Martín, herói da independência; o Cabildo, edifício histórico que foi a primeira sede de governo e de onde foi declarada a Revolução de Maio de 1810, primeiro passo da independência; e a Casa Rosada, sede do governo atual.

Depois de descansar no hotel, aproveite o final da tarde, sobretudo durante o verão para visitar o Puerto Madero, a parte sul dele fica bem perto de San Telmo. Há uma infinidade de restaurantes, bares, mesclando os nobres arranha-céus aos monumentos como: a Puente de la Mujer e a Fragata Presidente Sarmiento, o 1º navio da Argentina utilizado como museu. O lugar também é o point de amantes da caminhada ou aqueles que procuram um ambiente de paz.

Caso disponha de mais tempo na cidade, vale visitar o famoso Obelisco, no cruzamento da Corrientes com Nove de Julio, a avenida mais larga do mundo. Dá para ir a pé também, só precisa ter disposição.

Se quiser visitar uma livraria que se instalou em um antigo cinema, tome uma taxi e vá a Librería El Ateneo, na Santa Fé, 1860. O design vale a curta viagem, pois ela é considerada a segunda livraria mais linda do mundo.

Assista ao Programa CLIQUISH Destinos Express:



Passeio Recomendado
Colonia Del Sacramento - A 1h e 15 minutos de Buenos Aires, cidade charmosa as margens do Rio da Prata. Bons restaurantes, gente bonita, ambiente legal.

Passeios Tradicionais

La Boca: é o bairro próximo ao porto que foi habitada por muitos estrangeiros que chegavam para trabalhar. A região possui duas grandes atrações: O estádio do Boca Juniors (La Bombonera), o time com maior quantidade de torcedores da Argentina e conhecido por serem absurdamente fanáticos por futebol, e o Caminito, onde as casas são construídas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal e pintados com muitas cores. Vários artistas de rua mostram a arte da dança do tango ao vivo.



Recoleta: se você tiver interesse pela história de importantes personagens da Argentina como Evita, o passeio pelo Cemitério de Recoleta com guias é realmente muito interessante. No mesmo quarteirão pode se fazer uma visita ao Centro Cultural que também vale muito a pena. Para descansar e repor as energias, aproveite para tomar algo em um dos charmosos cafés da região.

Se houver tempo, vale a pena visitar o Museu Nacional de Belas Artes (Libertador 1473).


Bosques de Palermo: é um conjunto grande de parques, jardins e praças de fazer inveja para quem vem da cinzenta São Paulo. Para crianças, o Jardim Zoológico é imperdível. O Planetário é outro bom passeio para crianças e adolescentes. Ali perto também está o Malba, o Jardim Botânico e o Jardim Japonês. Dali é fácil emendar até as Barrancas de Belgrano e o Bairro Chinês. Termine o dia na Plaza Cortázar.


Feira de San Telmo: aos domingos, bom a partir das 10h da manhã. Lojas e barracas da praça Dorrego vendem antiguidades. Claro que se vende um pouco de tudo, além de shows na rua, artesanato, quadros e as fotografias, em preto e branco, mais expressivas da cidade.

Compras

Palermo, Calle Honduras onde estão as lojas de objetos de design da cidade.

Centro. Ao final da Santa Fé encontra-se a Calle Arroyo. Quem quiser ver as novidades, vai para o outro lado e entra na sempre movimentada e colorida Florida. Lá encontrará as Galerías Pacífico.

Aproveite as lojas populares da Avenida Santa Fé, entre a rua Scalabrini Ortiz e a Florida. Todos os tipos de comércio. Não se esqueça de parar na Librería El Ateneo (Santa Fé, 1860), mesmo que não queira comprar livros, vale a pena a experiência de entrar na segunda livraria mais linda do mundo.

Buenos Aires Design (Junín 1950), shopping que costuma ter umas liquidações importantes.


Dicas Úteis
- Não leve reais, o câmbio é sempre melhor para quem troca dólares do que reais. Em geral, os bancos pagam melhor do que as casas de câmbio, mas nem todos fazem negócios com não-clientes. Aqui há agências do Banco do Brasil e do Banco Itaú. Lembre-se, não se troca sem documento de identidade,passaporte ou RG.

- Nunca troque dólares com gente na rua.

- Cuidado com notas falsas.

- Os táxis são baratos e encontram-se em qualquer avenida. Peça no hotel os números de algumas empresas para chamar à noite, é sempre melhor que pegar na rua. Ou peça para o restaurante chamar. Não há bandeira 2 e o valor do taxímetro é em Pesos.
- Cuidado com a segurança.

- As contas em bares e restaurantes não incluem a gorjeta, faça você mesmo a conta e deixe em torno de 10%.

Hospedagem
Vamos aos hotéis recomendados. Eu dividi por região; as mais legais seriam Palermo e Recoleta. Vocês devem checar os preços, pois há uma grande diferença de tarifa entre eles, aqueles em negrito são meus prediletos, considerando “Custo X Benefício, claro que as opções 5 estrelas são superiores e mais caras. Note que Apart é uma opção econômica, apesar de não ter janelas anti-ruído para a região que é um pouco barulhenta.

San Telmo - Passear por San Telmo é como voltar ao tempo colonial da Argentina. Considerado o bairro mais antigo da cidade, a região tem o status equivalente ao do Soho em Manhattan, um lugar vintage, cult, cheio de artistas, fashionistas, antiquários, galerias de arte, escolas de tango, cafés e restaurantes.

Assista ao Programa CLIQUISH Destinos Express:



Recoleta – Um dos melhores bairros de Buenos Aires, bem residencial e aconchegante, com construções em estilo europeu. Ideal para quem está visitando Buenos Aires pela primeira vez, possui fácil acesso aos outros pontos da cidade e também diversos mini mercados. Fora as atrações turísticas localizadas nesse bairro como o cemitério da Recoleta e a feirinha da Plaza Francia. O Barrio Norte fica bem próximo de Recoleta e é ótimo para quem quer alugar um apartamento um pouco mais barato.


Centro – Como o nome já diz, aqui você encontrará tudo que precisa em termos de hospedagem e outras coisas. Porém, pode não ser a melhor opção para quem não gosta de multidões, pois você estará sujeito a toda aglomeração que o centro de qualquer cidade traz, os hotéis são mais antigos e você pode acabar se ficando limitado a algumas atrações turísticas. Resumindo, ficando no centro você não terá muito sossego.

Palermo – É um bairro nobre e um dos mais extensos de Buenos Aires, possui muitos hotéis disponíveis para hospedagem, tais como casas e apartamentos antigos que foram transformados em albergues. É um bairro com muitas praças, cafés e bosques. Várias estações do metrô passam por ele.

Hotéis:

Vitrum Hotel


Vitrum Hotel

Be Hotel (San Telmo) - www.behotel.com.ar

Vitrum Hotel (Palermo) - www.vitrumhotel.com

Malabia House Hotel (Palermo) - www.malabiahouse.com.ar/homepor.htm

Design CE Hotel (Recoleta) - www.designce.com

Chateau Blend Hotel (Recoleta) - www.blendhotel.com.ar

Own Hotel – 4* (Palermo Viejo) - www.ownhotels.com

Room Mate Carlos Hotel (Centro) - www.room-matehotels.com


Tradicionais:

Park Hyatt Buenos Aires – 5* Avenida Alvear, Recoleta

Alvear Palace – 5* Avenida Alvear, Recoleta

Faena Hotel + Universe - 5* Puerto Madero - Designed by Philippe Starck

Arpart Hotel Turista:

Noa Noa (Palermo) - www.noanoalofts.com.ar

Restaurantes e Cafés

Mott Café - Endereço, El Salvador 4685 Buenos Aires Argentina 54-11-4833-4306 - Um dos melhores cafés da cidade, popular entre os locais e turistas de classe.

Unik - Localizado na área mais chic do Palermo Soho, o restaurante Unik tem design refinado e contemporâneo com cozinha aberta, terraço, jardim. Os chefs Fernando Hara e Yago Márquez criaram um menu de especialidades argentinas, linguiça Basca grelhada com maçãs, gaspacho de tomate com camarão, polvo espanhol com páprica defumada, camarão frito com molho chimichurri, nhoque ao pesto com salame, lombo com espinafre e purê de batata. Drinks a base de martini também fazem parte das especialidades da casa. End. Soler 5130 Palermo Soho Buenos Aires Argentina (54) 11 4772 2230

Casa Cruz - Inaugurado em dezembro de 2004, a Casa Cruz é um dos mais chiques restaurantes da cidade. Com a suas enormes portas em metal polido e sem uma placa indicativa na porta, parece que você está entrando em uma balada, seu interior é escuro mantendo o tema. Há impressionante bar redondo sempre decorado com arranjos de flores, sendo esta primeira coisa que se vê antes de entrar na espaçosa sala de jantar. O menu é eclético e interessante, supervisionado pelo chef Germán Martitegui.  www.casacruz-restaurant.com

TO Restaurante - Além do restaurante há um sushi bar flutuante. O menu é mundialmente inovador, uma fusão da gastronomia japonesa e francesa. O jantar começa com um suculento carpaccio de Kobi, camarão recheado ou tartar de salmão. A tábua de sushi completo inclui cortes minúsculos de sashimi e rolinhos recheados como confit de pato, tofu e foie gras. End. Costa Rica 6000 Buenos Aires Argentina 54-11-4772-8569

Las Lilas – Localizado em Puerto Madero, foi inaugurado em novembro de 1995, é o primeiro empreendimento do tipo realizado em sociedade com os proprietários dos Restaurantes Rubaiyat de São Paulo. www.laslilas.com

Tarquino - Gastronomia de alto nível na Recoleta -  Endereço: Hub Porteno Rodriguez Pena 1967 Buenos Aires, C1021ABO Argentina (54) 11 6091 2160 - www.hubporteno.com

Bio – A boa opção vegetariana da cidade. No menu, há empanadas com ingredientes diversos que vão  desde azeitonas pretas à cogumelos selvagens. Os recheios alteram baseados no que há mais fresco nas entregas diárias dos ingerdientes, pelos produtores locais.

Olsen – Escandinavo – Calle Gorriti 5870 Palermo Hollywood.

Green Bamboo – Vietnamita Fusion – Calle Costa Rica 5802 Palermo Soho.

La Cabrera – Churrasco – Cabrera 5099 Palermo Soho.

Café San Juan – Comida porteña boa e barata do chef Leandro Cristobal – San Juan 450 San Telmo.

Quilombo – Comida natural (vegetariano) Costa Rica 4562 Palermo Soho.

Piola – Pizza – Gorriti 5751 Palermo Hollywood

Bares

Belushi - Honduras 5333 Buenos Aires - Palermo Soho Argentina (54) 11 4831 8665

Million – Gente bonita, boa comida, bar animado em um casarão europeu lindo. End. Calle Parana 1048 – Recoleta

Sheldon - Bar e restaurante com terraço - Honduras 4969 Buenos Aires 1414 Argentina
(54) 11 4832 6195

Congo Room - Bar dançante com comidinhas. Endereço, Honduras 5329 Buenos Aires Argentina 54-11-4833-5857

Adicionais:
Código do país: 54
Código da cidade: 11
Turismo da Cidade: 4313-0187
Defensoria do turista: 4302-7816
Polícia Turística: 4346-5748 / 0800-999-5000
Emergência: 107
Informações sobre números de telefone: 110
Polícia: 111 
Bombeiros: 10

Por ROBERTO CHRISTO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concierge Service: Doha, Dicas para um Stopover!

Kangaroo Tours na Travel Week! Muito mais do que luxo.

Talamanca, a Bola da Vez de Ibiza