Concierge: Belém do Pará para quem quer diversão e conforto, porém gastando pouco!


Localizada na região norte do Brasil, Belém é uma excelente opção de viagem que mistura história, natureza e exotismo.

Com mais de 400 anos, a cidade viveu seus tempos áureos promovidos pela extração da borracha das seringueiras, nativas da Amazônia, no início do século XX. O dinheiro trouxe os imigrantes europeus que edificaram a cidade aos moldes Neoclássico de arquitetura nos casarões e igrejas. Suas ruas foram calçadas, de maneira ornamental, com pedras de cantaria, vinda de Portugal e mangueiras foram plantadas ao longo da cidade. A majestosa cidade chegou a ser chamada, na época, de Paris n'América.

A cidade possui praias, ilhas, baías, rios, zonas verdes, áreas de proteção ambiental. Como destaque, não deixe de visitar o Jardim Botânico, onde estão 2,5 mil espécies da flora amazônica; no quesito  monumentos e museus, vá ao Teatro da Paz, na região do bairro de Nazaré, que tem ornamentos de ferro inglês banhados a ouro, lustre de cristal francês e parede de mármore italiano, ainda no mesmo bairro, vá a Basílica de Nazaré que é o ponto de chegada do impressionante Círio de Nazaré, festa católica que há duzentos anos, em todo segundo fim de semana de outubro, reúne mais de 1 milhão de fieis pelas ruas da cidade; outras opção é o Museu Paraense Emílio Goeldi é possível avistar lagartos e cutias pelas alamedas, além de exemplares em cativeiro, como a onça-pintada, o peixe-boi e o jacaré-açu. Para finalizar em grande estilo, vá ao imperdível mercado do Ver-o-Peso, um "must go" para quem visita Belém, localizado às margens da baía do Guajará é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina, um lugar ideal para ver de perto todo o exotismo da Amazônia nas frutas, nos vegetais, nas gigantescas Castanhas do Pará, nos temperos e ervas medicinais; todas as iguarias locais custam a metade dos preços praticados em São Paulo.

Aos amantes da culinária, Belém oferece bons restaurantes com razoáveis preços. Não deixe de experimentar a culinária com forte influência indígena que agrega elementos encontrados na região como o jambu, o açaí e variedade de peixes de água doce. Com mais de uma centena de espécies comestíveis, as frutas regionais podem ser encontradas no Ver-o-Peso, feiras livres, mercados e supermercados do município; elas são responsáveis diretas pelo sabor das sobremesas que enriquecem a mesa paraense. Destacam-se: açaí, bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, muruci, piquiá e taperebá.

Algumas curiosidades fazem da cidade um local pitoresco aos turistas.  A cidade, considerada a maior da linha do equador, é também classificada como a capital com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil. O clima equatorial traz um calor intenso, durante todo o ano, o que obriga todo turista a levar roupas claras, leves e adequadas ao calor. Belém foi a primeira cidade do Brasil imperial a ter uma Sinagoga e um cemitério Judeu. Inaugurada em 1824, a Sinagoga "Eshel Abraham" recebia os imigrantes Judeus que chegaram à cidade, primeiramente, no século XIX, oriundos do Marrocos, onde haviam se refugiado após a instalação da Inquisição na Espanha e em Portugal e posteriormente, com a proclamação da república e a separação da Igreja do Estado, quando o fluxo foi intensificado devido ao apogeu do Ciclo da Borracha.

ONDE SE HOSPEDAR

HOSTEL:
Ecopousada Miriti
A Ecopousada Miriti está localizada no centro histórico da cidade de Belém. A simplicidade de uma pousada não deixou de lado algumas regalias que garantem o conforto desse simpático estabelecimento, os quartos possuem potentes aparelhos de ar-condicionado, indispensáveis no clima equatorial da cidade. O acesso à internet (Wi-Fi) é gratuito, assim como o estacionamento. O mais pitoresco é se deliciar com um farto buffet de café da manhã que inclui ítens da culinária local, como as maravilhosas tapiocas com seus recheios que seguem a criatividade paraense. O hotel fica a poucos metros da Praça da República, do Teatro da Paz e do Centro Comercial Iguatemi.
www.miritipousada.com.br

HOTEL:
Tulip Inn Nazare
Localizado perto de Teatro da Nossa Senhora da Paz, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e Catedral da Sé. Hotel dispõe de piscina externa, academia, restaurante, serviço de quarto 24 horas, Internet sem fio (consulte valores), TV a cabo, ar-condicionado e cofres.

Hilton Belem
Localizado perto de Teatro da Nossa Senhora da Paz, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e Catedral da Sé. Hotel dispõe de restaurante e um centro de bem-estar, além de comodidades como um bar ao lado da piscina e um centro de conferências, Internet sem fio (consulte valores), ar-condicionado, quartos com vista para a cidade ou para a piscina, TVs LCD com canais a cabo premium.

RESTAURANTES:

Lá em Casa
Culinária com ingredientes locais com toque gourmet internacional, na charmosa e agradável Estação das Docas. Os preços são ótimos, levando em consideração o altíssimo nível dos pratos.
"Os sabores exclusivos da floresta amazônica globalizaram-se, muito antes mesmo do termo globalização ter sido cunhado nas relações mundiais. O aval dessa globalização favorável aos povos amazônicos tem a aprovação de marcas e personalidades nacionais e internacionais como o jornal The New York Times;  a revista francesa Marie Claire; a revista italiana Nuova Cucina..."
www.laemcasa.com

Saudosa Maloca
Culinária da amazônia. O restaurante está localizado em uma ilha a quinze minutos de barco da capital (R$ 6,00 a travessia, ida e volta), que abriga o restaurante da família de Prazeres dos Santos. Destaque para o açaí processado artesanalmente, o filé de pescada-amarela na chapa com purê de batata e arroz à grega e a caipirosca de cupuaçu com vodca Absolut.
Telefone: (91)9982-3396

Por ROBERTO CHRISTO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concierge Service: Doha, Dicas para um Stopover!

Kangaroo Tours na Travel Week! Muito mais do que luxo.

Talamanca, a Bola da Vez de Ibiza