Concierge Service: Tóquio (01), Tokyo, 東京


Tóquio é de um tamanho inacreditável! Com uma população de mais de 10 milhões, a cidade infla ainda mais durante o dia, quando quase 2,5 milhões de visitantes, residentes de outras subprefeituras ou distritos vizinhos, circulam com a finalidade de trabalhar ou estudar nas suas áreas comerciais.

Podemos imaginar um verdadeiro tumulto, mas isto não acontece! A educação do japonês constrói um ambiente com ar de tranquilidade. É quase impossível ver um lixo jogado na rua, aliás, caso você precise jogar algo fora, não pense que haverá uma lixeira a cada esquina, é hábito local guardar o lixo consigo até poder descartá-lo em uma lixeira apropriada para fins de reciclagem ou não. Nem pense que vai se estressar com buzinas, brigas de trânsito ou direção imprudente, pois isso também é uma raridade da metrópole. Só para se ter uma ideia do alto nível, todos os taxistas usam luvas brancas e muitos usam quepe; seus carros, apesar de seguirem um design retrô e ultra elegante, são novos, limpos e cheirosos.

Enfim, a organização e educação do japonês fazem desta grande cidade um lugar digno de acreditar que ainda há uma boa saída para as grandes aglomerações humanas do mundo atual, algo bem longe da nossa caótica cultura de "megalópole".

Hoje vamos falar de três, das várias regiões que visitamos na moderna Tóquio: Shinjuku, Giza e Shibuya

SHINJUKU
Shinjuku em Shinjuku-ku, cuja terminação "ku" denota ser um dos 23 distritos de Tóquio, é o centro comercial e administrativo da metrópole. O bairro reúne belos arranha-céus, hotéis, shoppings, cafés, restaurantes, lojas e centros de entretenimento. Se hospedar por aqui é o mais indicado, há algumas opções de hotéis cujos preços vão variar de acordo com a categoria escolhida. O local é servido pela gigantesca estação de metrô que leva o mesmo nome e oferece atrações como uma infinidade de lojas de eletrônicos e boutiques nos seus arredores; bem como o seu próprio centro comercial; além da pitoresca atração turística que se resume em observar os "empurradores profissionais", aqueles que dão uma forcinha para que todos caibam no trem, durante os horários de pico.

Shinjuku é também o epicentro da vida noturna para todos os gostos, tribos e idades. Nas ruas estreitas há uma infinidade de restaurantes especializados nas diversas variações da gastronomia local! Os bares ficam lotados à noite, por aqueles que curtem uma cerveja, hábito sagrado dos trabalhadores locais. Há, inclusive, casa de striptease e algumas opções de bar, que cito abaixo, voltadas para o público LGBT que se localizam no lado do Shinjuku Ni-Chome.

HOTÉIS
Park Hyatt Tokyo *****
3-7-1-2 Nishi Shinjuku, Shinjuku-Ku,
Tokyo, Japan, 163-1055
Tel: +81 3 5322 1234
Fax: +81 3 5322 1288
e-mail: tokyo.park@hyatt.com

Shinjuku Washington Hotel ***
3-2-9 Nishi-Shinjuku, Shinjuku-ku
Tokyo, 160-8336 - Japan
Tel: 81-3-3343-3111
Fax: 81-3-3342-2575
e-mail: fit@shinjyuku-wh.com

BARES GAYS
Dragon Men
1/F Stork Nagasaki, 2-11-4 Shinjuku Ni-Chome, 3341-0606

Advocates Café (mixed)
1/F Dai-7 Tenka Bld, 2-18-1, Shinjuku Ni-Chome, 3358-3988.

The Annex
1/F Futami Bld, 2-14-11 Shinjuku Ni-Chome, 3356-5029.

Arty Farty
2/F 33 Kyutei Bld, 2-11-7 Shinjuku Ni-Chome, 5362-9720.

GINZA
Ginza é a concentração do luxo nesta cidade incrível! Todas as marcas internacionais têm suas lojas aqui, além de lojas de departamento, como a famosa Printemps. Tudo é do mais alto nível, inclusive os "trendy" restaurantes e cafés, afinal é preciso acompanhar as diversas marcas que fincaram pé por aqui: Rolex, Prada, Miu Miu, Dior, Salvatore Ferragamo...

As grandes avenidas impressionam, mas você deve ficar de olho nos cafés escondidos nos "rooftops" dos edifícios, além de passear pelas ruas adjacentes que vedem souvenirs e típicos quimonos. O bairro é bom para caminhadas e é servido por três estações de metrô, sendo uma com acesso a linha de trem do aeroporto de Narita.

BAR & CAFÉ
Bulgari La Terrazza Lounge
2-7-12 Ginza, Chuo-ku; 3 6362 0555; www.bulgarihotels.com
Luxo & Relax! Oferece uma vista única da Torre de Tóquio.  Lounge com música que serve aperitivos, comidas leves e coquetéis! Tudo com assinatura BULGARI.

HOTEL
The Peninsula Tokyo
1-8-1 Yurakucho - Chiyoda-ku
Tel: +81 3-6270-2888
Localizado no distrito Marunouchi, em frente ao Palácio Imperial e a três minutos de Ginza.

SHIBUYA
O ponto alto aqui é o passeio a pé da "fashion" avenida "Omotesando" até à pitoresca rua "Takeshita".  Achei o passeio incrível, pois a caminhada começou numa  avenida repleta de grifes de luxo (as europeias, americanas e asiáticas), para finalizar numa boulevard com cara de "25 de Março" à moda japonesa, cheia de jovens com estilo. Foi tão diferente que nos esquecemos do tempo quente e úmido do verão, durante nosso percurso a pé.

Começamos pela Omotesando, uma rua comercial cheia de árvores frondosas, com um público de turistas, fashionistas, modelos e aspirantes a modelo, ou todos aqueles que curtem as marcas "top". Só para se ter uma ideia, a lista inclui Tag Heuer, Ralph Lauren, Tod's, Louis Vuitton, Chanel e Armani. Encontramos ainda, uma sorveteria da Godiva, a marca belga que produz um dos melhores chocolates do planeta (extensivo aos sorvetes e combinações), e várias lojas do tipo bazar que vendem lembrancinhas, artesanato e arte locais.

Ao se aproximar do cruzamento com a Harajuku, o caminho continua à direita, já em uma área bem mais despojada em território completamente diferente. Mais um pouquinho e estamos na Takeshita-Dori (dori significa rua). Este é o lugar dos jovens, aqui há a reunião de todos os estilos desta geração de pouca idade! Há cosplayers, rapazes com os cabelos descoloridos e cortes bizarros, garotas com saltos altíssimos, maquiagem carregada, apliques de cabelos, cílios postiços e roupas que se assemelham à vestimentas de bonecas! Só os japoneses são capazes de distinguir o estilo de cada uma, dentre as diversas vertentes da moda: "Harajuku Girls", "Moris" e "Ageha Girls". As lojas vendem desde algodão doce, brinquedos, produtos para modelar o cabelo, bugigangas com tema baseado em mangás, até as peculiares máquinas de vender calcinha usada, um objeto de fetiche que só vi vender no Japão!

O final da boulevard se dá num famoso santuário dedicado ao almirante Togo, herói da guerra Russo-Japonesa de 1905.


OS MELHORES RESTAURANTES (ou nas proximidades com recomendação de acesso por táxi)

Esaki
Hills Aoyama B1 3-39-9 Jingu-Mae Tokyo - Shibuya-ku
Restaurante com 3 estrelas Michelin. Cozinha japonesa orgânica e sustentável no quesito pesca e colheita. O espaço é minimalista. Refeições "a la carte", ou menu degustação, ou "set menu".

Quintessence
1F “Barbizon 25" building, 5-4-7 Shirokanedai, Minato-Ku
Restaurante com 3 estrelas Michelin inspirado no L'Astrance de Paris, que leva a mesma condecoração e onde o chef Shuzo Kishida trabalhou. Os sabores levam toques de óleo de coco e pistache no preparo das iguarias.

Mosaique
4/F The Jewels of Aoyama, 5-3-2 Minami-Aoyama, Minato-ku; +81 (0) 3 6419 3711; www.restaurant-mosaique.com
Restaurante francês com um lounge no rooftop. Vista magnífica do edifício da Prada. A casa promove a festa da champagne em datas específicas.

Fiquem ligados nos novos e futuros posts sobre o JAPÃO!

por ROBERTO CHRISTO

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concierge Service: Doha, Dicas para um Stopover!

Kangaroo Tours na Travel Week! Muito mais do que luxo.

Talamanca, a Bola da Vez de Ibiza