California Miglioranza! Rota Cênica de Los Angeles a San Francisco pela "Highway One"



Já fiz esta rota, um dos meus passeios favoritos nos EUA, duas vezes! A primeira vez foi durante o verão quando aproveitei para passar uns dias em Santa Monica, antes de iniciar o tour. O calor era absurdo e muito sol! O bom é que quanto mais se segue em direção a San Francisco, mais ameno o clima se torna. 

Na segunda vez, fui ao final de setembro, as temperaturas são bem melhores! Como sempre retiro e devolvo o carro alugado em Los Angeles, aproveitei a volta de San Francisco por um caminho no interior, até chegar à Rodovia 99 (direção sul) e fazer um desvio à leste (em Visalia) para visitar o incrível "Sequoia National Park". É inacreditável sair da costa e após quatro horas, subir uma serra com árvores gigantescas para brincar na neve, bem no alto da montanha. 

Portanto, ficam aí as duas dicas de complementos desta rota magnífica: a praia ou a neve nas montanhas com direito a árvores gigantes! 

O ideal é alugar o carro no próprio aeroporto de Los Angeles (LAX), pois o carro é fundamental para qualquer deslocamento nesta cidade. Um GPS ajuda muito também, mas é importante estar atento à rota proposta pelo "gadget". Faça os programas das rotas, trecho a trecho, pois o mesmo pode indicar a rota sempre pela Highway 101, que é mais rápida, prática e segura, porém alguns dos muitos trechos cênicos, bem como as pitorescas cidades do caminho, estão no caminho da Highway One! 

Sair com o tanque cheio é fundamental, a costa sul da Califórnia é muita seca e há incêndios constantes. Tentamos abastecer o carro no caminho e não havia energia para fazer as bombas funcionarem, devido a um incêndio de grande proporção que atingira a região, naquela ocasião. 

A viagem começa a partir do aeroporto de Los Angeles, neste início pela Highway 101, sentido Santa Bárbara. São aproximadamente 2 horas de viagem. Recomendo a hospedagem no Bacara Resort & Spa.

Bacara Resort & Spa
8301 Hollister Ave
www.bacararesort.com

Santa Bárbara é linda, tem incríveis vistas do Oceano Pacífico, inclusive no "Santa Barbara Waterfront". A cidade carrega parte de sua história nas missões, época que ainda fazia parte do México colonizado pelos espanhóis. Era o século 18 quando os ibéricos só pensavam em ocupar, cristianizar a região e construir igrejas.

Nesta simpática cidade, você pode aproveitar o dia para curtir o visual, visitar o centro histórico, passear de bike na ciclovia "Cabrillo Bike Path, conhecer o centro histórico. Se for um amante dos vinhos e gosta, não só de degustar, mas também de beber, esqueça seu carro estacionado no hotel e saia para a via sacra das vinícolas, há uma porção por aqui! A recomendação vai para um lugar que reúne charme,  beleza e o prazer da degustação, trata-se do "Deep Sea Tasting Room" o abrigo da Conway Family Wines (www.conwayfamilywines.com/Deep-Sea-Tasting-Room). Prepare-se para desfrutar de privilegiadas vistas da costa do Pacífico, Ilhas do Canal, Santa Barbara Harbor, Riviera, ao mesmo tempo que saboreia um vinho da região. Caso queira somente marcar presença em algo mais tradicional, pode escolher ir à "Santa Barbara Winery", a pioneira na produção do pinot noir, eles organizam degustações em pequenos grupos de 6 pessoas, liderada por um sommelier local e acompanhada com uma seleção de queijos, frutas e pães (www.sbwinery.com). 

Se ainda houver disposição, aproveite sua localização pós "Santa Barbara Urban Wine Trail" e jante em algum dos restaurantes da "Funk Zone" ou compre algo dos "Food trucks" gourmet da região.

No dia seguinte, faça o check out no hotel e deixe para tomar o café da manhã em uma das confeitarias ou cafés de Solvang. A cidade fica a 40 minutos de Santa Barbara, é uma vila dinamarquesa que vale ser visitada. O mais pitoresco é ver as construções, a comida, as lojinhas, tudo com cara de uma típica cidade da Dinamarca. Nós aproveitamos para tomar café e comer um crepe delicioso, antes de voltar para estrada. 

Depois de forrarmos o estômago, compramos água, pegamos o carro e decidimos seguir direto ao nosso próximo destino, Big Sur. São aproximadamente 280 Km, umas três horas e meia. Quem quiser parar no caminho há duas opções que os guias indicam, Pismo Beach e ou San Luiz Obispo, onde fica o Hearst Castle. Nós não paramos por causa da falta de energia na região, devido ao incêndio mencionado anteriormente.

Fortuitamente fomos direto para Big Sur! O caminho tem vistas, como dizem os próprios americanos, de tirar o fôlego! E Big Sur oferece hotéis que mais parecem um sonho, sendo assim, chegar cedo nos proporcionou curtir tudo que o hotel tinha a oferecer. 

Seguem aqui duas opções recomendadas:

Post Ranch Inn
47900 State Highway 1, Big Sur
+1 831-667-2200
www.postranchinn.com

Ventana Inn & Spa
48123 California 1, Big Sur
+ 1 831-667-2331
www.ventanainn.com

Estamos bem próximo de Carmel, a apenas meia hora de viagem. Então, se você curte natureza, é bom acordar cedo para visitar o parque "Point Lobos State Reserve", ou se preferir curtir uma cidade de charme, vá direto a Carmel, uma mistura de Búzios com Campos do Jordão, porém no estilo americano, onde tudo funciona, é limpo e prático. Daí, fica a critério do viajante manter como base a hospedagem no mesmo hotel de Big Sur, ou fazer o check out e ir diretamente para Carmel, aproveitar um pouco a cidade, prosseguir para a rota cênica de 17 milhas que finda em Monterey: a 17-Mile Drive. 

Vale lembrar que a 17-Mile Drive é um dos "must see" da viagem. Funciona como um condomínio fechado, que você paga para entrar e cuja rota apresenta lugares com visuais fantásticos. É a mistura de rochedos, praia, animais selvagens e vegetação diversificada.

O passeio acaba em Monterey. Também fica a critério do viajante, dormir na cidade, ou seguir em direção a San Francisco pela via expressa, quando disponível. A distância de carro é de, aproximadamente, 180 km, 2 horas de viagem. Acredito que a melhor opção é dormir em Monterey e evitar chegar a San Francisco, à noite. Afinal, as férias existem para passarmos momentos de tranquilidade!

por ROBERTO CHRISTO




Santa Barbara

Santa Barbara

Santa Barbara
Solvang
Big Sur

Big Sur
Carmel

Carmel
17 Mile Drive


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concierge Service: Doha, Dicas para um Stopover!

Kangaroo Tours na Travel Week! Muito mais do que luxo.

Talamanca, a Bola da Vez de Ibiza