Saint Martin ou Sint Maarten


Localizada do lado oeste do Caribe, Sint Maarten ou Saint Martin é um destino turístico delicioso! As águas cristalinas e tépidas, o calor durante o ano todo e as grandes faixas de areia, fazem desta ilha um pedacinho de terra que reúne duas nacionalidades europeias. Apesar de não haver uma divisão de barreiras, quando se transita pela ilha, este pequeno pedaço de terra cercado por água se divide entre Holanda e França.

No lado holandês, a principal cidade é Philipsburg, repleta de turistas. Aqui o idioma é o inglês e a moeda é o dólar. O aeroporto Internacional Princesa Juliana é uma atração turística por sua localização, a cabeceira da pista dá para a praia de Maho onde os banhistas aguardam ansiosos pelo pouso de aeronaves de grande porte (como o 747 da KLM) que sobrevoam a praia em altitude inacreditável. Este lado da ilha também é onde chegam os grandes cruzeiros, logo é o local mais movimentado durante o dia e onde se encontram as lojas com preços convidativos, os charmosos cafés e alguns cassinos.

O lado francês tem como maior cidade, Marigot, famosa por sua marina. Aqui também há bastante comércio, a língua é o francês e a moeda o Euro, porém o dolar é muito bem aceito. A porção francesa é mais charmosa, sobretudo se você seguir para norte (Grand Case) e nordeste (Orient Bay e Oyster Pond), essas localidades têm um ar mais rústico. Grand Case é um vilarejo que agrupa os melhores restaurantes da ilha, todos com serviço impecável e comida internacional. A praia de Grand Case é legal, mas não foi a minha predileta. Já Orient Beach (Orient Bay), por exemplo, é a melhor praia de todas. O mar é lindo, a areia branca! O lado direito é destinado ao nudismo e o esquerdo reúne bares e beach clubs onde você pode alugar sobrinha, espreguiçadeira e bebericar uma champagne.

Não importa em que lado esteja, alugar um carro vai facilitar muito a exploração da ilha! Mesmo levando em consideração o trânsito, muitas vezes caótico, e o sobe e desce dos morros que recortam o local!

Onde se hospedar:

Grand Case Beach Club
Em Grand Case. Vale pela localização próxima aos restaurantes. O hotel em si está mais para uma pousada simples com kitchnettes. Seria um três estrelas com serviço amigável.

The Westin Dawn Beach Resort & Spa
Em Oyster Pond. Vale pelo hotel, é o melhor da ilha, porém não pode ser classificado como cinco estrelas. Recomendado para quem quer curtir a praia e piscina do próprio hotel.

Restaurantes:

Le Shambala
Fica em Grand Case, numa pousada de mesmo nome. Comida francesa com toques da cozinha local. Ambiente low profile, fica bem em frente à praia. Maravilhoso!

Ocean 82
Também em Grand Case. Comida francesa de alto nível. Ótima carta de vinhos/espumantes. Ambiente agradável, bem em frente à praia. Atendimento impecável!


Beach Restaurant:

KonTiki Beach Bar
Orient Beach. O melhor da praia, porém o serviço deixa a desejar. Variedade de bebidas, boa música, possibilidade de aluguel de sobrinha e espreguiçadeira.

FOTOS






por ROBERTO CHRISTO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concierge Service: Doha, Dicas para um Stopover!

Kangaroo Tours na Travel Week! Muito mais do que luxo.

Talamanca, a Bola da Vez de Ibiza